VIII SBEA terá Inventário de Gases de Efeito Estufa

A oitava edição do Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – SBEA traz como diferencial a preocupação em compensar os impactos gerados durante os quatro dias de realização do evento. Neste sentido os organizadores do mesmo idealizaram a elaboração de um Inventário de Gases de Efeito Estufa, o qual tem como objetivo identificar as principais fontes e o nível de emissões atmosféricas quando se trata de um evento deste porte, de forma a avaliar e estabelecer estratégias para a redução e compensação das emissões geradas.
Assim os organizadores do evento reconhecem suas responsabilidades frente às questões ambientais, mais especificamente no contexto das Mudanças Climáticas.
A metodologia para a contabilização das emissões será por meio da Ferramenta GHG Protocol. As fontes a serem inclusas no relatório referem-se, a energia elétrica consumida durante o Simpósio sendo este classificado como Escopo 2. e o Escopo 3 estará delimitado à contabilização dos deslocamentos e viagens aéreas dos palestrantes e participantes do evento, além da estimativa de emissões provenientes dos resíduos gerados e consumo de papel durante o período de realização do Simpósio.
Para o efetivo desenvolvimento do Inventário um Plano de Ação será traçado e contemplará atividades como: reuniões de planejamento entre os profissionais envolvidos; coleta das informações necessárias para o cálculo das emissões dos Escopos 2 e 3; processamento dos dados; cálculo das emissões e elaboração do Inventário propriamente dito. Não serão incluídos no Inventário emissões provenientes do Escopo 1 que referem-se às emissões diretas como transporte de equipamentos, produtos e serviços requeridos pelo evento, efluentes gerados, gás de fogão da copa (coffee break) e diárias em hotel (palestrantes e convidados).
Para a efetivação deste estudo far-se-á necessária a integração de diferentes profissionais. São eles:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR representada por sua Docente professora Luciene Ribeiro, que ficará responsável pela coordenação da coleta de dados junto aos alunos de Engenharia Ambiental da PUCPR. Estes farão todo o levantamento dos dados necessários para o Escopo 2 do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Evento;
A empresa Ideal Ambiental ficará responsável pela Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS do Evento que terá como base o PGRS da PUCPR, sendo que ficará responsável pelo repasse de informações relativas ao Escopo 3;
A empresa Sinergia Engenharia de Meio Ambiente, juntamente com a Engenheira Ambiental Giovanna Lunkmoss de Christo ficarão responsáveis tanto pelo desenvolvimento dos questionários os quais darão suporte à coleta de dados para os Escopos acima mencionados como pelo cálculo das emissões e apresentação do relatório final. Os resultados do inventário sairão em quantidade de CO2 eq, ou seja, equivalente à todos os gases de efeito estufa emitidos na atmosfera.