André B. dos Santos

UFC


Professor Associado III do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Environmental Sciences (Wageningen University, Holanda, 2005), Mestrado em Engenharia Civil/Saneamento Ambiental (UFC, Brasil, 2001), Especialização em Ecological Sanitation (Stockholm Environment Institute, Suécia, 2008) e Graduação em Engenharia Civil com distinção Magna cum Laude (UFC, Brasil, 1998).

É Pesquisador nível 1D do CNPq, com uma extensa lista de publicações em periódicos e anais de conferências, com cerca de 2828 citações no Google Acadêmico, 31,58 no ResearchGate e fator-H 17 no Scopus, participação/coordenação de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, além da participação em cerca de 130 bancas acadêmicas.

Já foi Orientador de cerca de 115 alunos, dos quais 25 de mestrado e 14 de doutorado. Foi coordenador da Rede Nacional de Tratamento de Esgotos Descentralizados (RENTED), projeto FINEP/CNPq com 13 ICTs e é coordenador da UFC junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis, liderado pela UFMG. Vem atuando como Editor, corpo editorial ou ad hoc de relevantes periódicos da Engenharia Sanitária e Ambiental, ou de agências de fomento como Capes, CNPq, FINEP, FACEPE, FUNCAP etc. Participou de importantes comissões de julgamento como Avaliação Trienal (2010-2012) e Quadrienal (2013-2016) da Capes, Comissão de Julgamento do Prêmio Capes de Tese (2013) na área de Engenharias I, CT-Hidro da Finep, entre outras.

Foi responsável pela redação do projeto de criação do curso de Engenharia Ambiental da UFC (2008), e foi coordenador no período de 2009-2011. Por cerca de 4 anos (2012-2016) foi tutor da Empresa Junior dos cursos de Engenharia Química e Ambiental (Ciclo Jr) e atualmente é membro do NDE dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental.

Vem atuando principalmente nas áreas de tratamento de esgotos domésticos e industriais, bioenergia, biotecnologia ambiental, reúso, saneamento com foco em recursos, resíduos sólidos, estudos ambientais e gestão do saneamento básico, sendo também consultor de empresas públicas e privadas.