Renato Muzzolon

Avistar Engenharia


 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:

Profissional com 37 anos de experiência na área de geologia e projetos de mineração como gerente, coordenador e supervisor;

  • Experiência de logística na implantação de projetos industriais para mineração em áreas remotas;
  • Habilidade em recursos humanos para coordenar e supervisionar equipes operacionais;
  • Participação na implantação de Programa de Qualidade Total para Certificação ISO 9001:2000 em unidades industriais e operacionais;
  • Experiência em gestão de programas ambientais: recuperação de áreas degradadas e controle de efluentes em processos industriais, drenagem ácida de mina;
  • Destreza em elaboração de modelos geológicos e planejamento de lavra em softwares aplicados, e na implantação em programas de responsabilidade social;
  • Conhecimentos em informática: Excel, Word, Access, Power Point, Arcgis, Geosoft, Gemcom, Vulcan, Minesight, EPC Datasul, AutoCad;
  • Experiência de 20 anos na supervisão de operação em unidades industriais de mineração: plantas de tratamento, usinas de beneficiamento, geometalurgia e laboratório de processos e de qualidade;
  • Gestor de contratos para operações de mina: desmonte, escavação, carregamento e transporte de minério, e serviços de

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL:

01/2009 – atual: AVISTAR ENGENHARIA DE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

Empresa de consultoria e serviços onde é sócio gerente e é responsável pelo gerenciamento de projetos, fiscalização ambiental de obras, áreas de meio ambiente, geologia e segurança do trabalho.

Gestão e coordenação de supervisão ambiental de obras de engenharia de rodovia para a ARTERIS e de aeroportos.

Gestão de projetos de mineração de Estanho em Rondônia para a COOPERSANTA, White Solder e CEMAL, envolvendo reavaliação de jazidas, programas ambientais e programas de pesquisa exploratória.

Elaboração de estudos hidrológicos e passivo ambiental em áreas para construção de conjuntos residenciais de grande porte atendendo a Homex do Brasil, em vários locais do Brasil.

Coordenação de estudos de pre-feasibility para projeto de lavra de minério oxidado e sulfetado de ouro para a Yamana Gold em Goiás.

Acompanhamento de supervisão ambiental de obras na marginal do Tietê, em São Paulo, para o consórcio ETEL/PLANSERVI.

12/2006 A 09/2008 – DE BEERS ANGOLA PROSPECTION

Empresa Sul Africana do Segmento de Mineração de Diamantes

GEÓLOGO SÊNIOR

Responsável pelo planejamento na pesquisa mineral e interpretação dos dados geofísicos para identificação de corpos diamantíferos em Angola; coordenação das equipes operacionais de campo; filtragem de dados geofísicos em software Geosoft; operação do software Arcgis para base de dados geológicos; treinamento e qualificação técnica de mão de obra local;  elaboração e implantação de programa de responsabilidade social; implantação do programa de Segurança e Saúde no Trabalho.

12/2005 A 12/2006: MINERAÇÃO BACILÂNDIA – YAMANA GOLD

Empresa Canadense do Segmento de Mineração de Ouro

GEÓLOGO SÊNIOR DE MINA

Executor do planejamento nas operações da cava de mineração utilizando softwares Minesight e Vulcan; responsável pelo controle de qualidade do minério alimentado na planta de beneficiamento; controler das operações na cava de mineração: movimentação dos equipamentos de escavação e transporte, rampas de acesso, taludes, praças, carregamentos, pilha de estéril, drenagem; geólogo de mapeamento e amostragem nas frentes de lavra; gestor de contrato de escavação e transporte de minério e estéril (300.000 toneladas mensais); supervisor do laboratório de qualidade via absorção atômica; responsável pela amostragem da eficiência de recuperação no processo na Planta Industrial de Beneficiamento.

02/2001 A 12/2005 – MINERAÇÃO TABOCA – GRUPO PARANAPANEMA

Empresa Nacional do Segmento de Mineração de Estanho, Nióbio e Tantalo.

GEÓLOGO PLENO

Executor do planejamento de curto prazo na cava de mineração utilizando software Gemcom; responsável pela qualidade do minério alimentado na planta industrial de tratamento; controler das operações na cava de mineração: acessos, taludes, rampas, praças, movimentação de equipamentos (caminhões e escavadeiras), drenagem; geólogo do mapeamento e  amostragem das frentes de lavra; gestor de contrato terceirizado de escavação e transporte de minério (700000 toneladas mensais); membro do comitê do Programa de Qualidade Total e de gestão da rotina; supervisor de unidade industrial de usina de beneficiamento de minério utilizando concentração gravimétrica, separação magnética e separação eletrostática; supervisor do laboratório de qualidade do minério via raios-X e via úmida; gerente das operações de lavra aluvionar por desmonte hidráulico e dragagem; responsável pela implantação e gerenciamento do Pograma de Saúde e Segurança no Trabalho nas operações de mineração; responsável pelo controle da eficiência das plantas e usina industrial através da amostragem de alimentação e rejeitos; gestor da reunião semanal de produção da mina e unidades industriais.

1990 – 2000:    EMPRESA BRASILEIRA DE ESTANHO S/A – GRUPO PARANAPANEMA.

Empresa Nacional do Segmento de Mineração de Estanho.

GEÓLOGO MASTER

Responsável pelas atividades de mineração de estanho de Bom Futuro, em Ariquemes, RO. Planejamento das atividades de operação de mina a céu aberto, utilizando escavadeiras e caminhões, na jazida secundária (aluviões) e primária (rocha intemperizada e rocha dura). Responsável pelo programa de recuperação ambiental das áreas mineradas e das bacias de contenção dos rejeitos do tratamento de minério.

Planejamento e acompanhamento de 5.000 m de sondagem rotativa diamantada. Responsável pelo acompanhamento geológico da mina (minério de estanho em greisens e veios na rocha encaixante).

Coordenador de programa de responsabilidade social para erradicação do trabalho infantil na área de atividade garimpeira, programa ganhador do Prêmio Itaú-Unicef/1999 e prêmio  Criança 2000 da Fundação ABRINQ. Gestor do processo de negociação entre as atividades garimpeiras e de mineração organizada implantadas na Mina de Bom Futuro.

1980 – 1990:    MINERAÇÃO ORIENTE NOVO – GRUPO BRUMADINHO.

Empresa Nacional do Segmento de Mineração de Estanho.

GEÓLOGO JUNIOR

Atuando em mapeamento geológico na região central de Rondônia.

Acompanhamento de sondagem e operações de mineração em aluviões (dragas de alcatruz e desmonte hidráulico). Cálculo de reservas aluvionares de estanho.

Gerente de operações de mina por desmonte hidráulico e dragagem. Geólogo de prospecção regional.

Acompanhamento de processos de concentração gravimétrica (jigs, peneiras rotativas). Responsável por laboratório mineralógico para minerais pesados.