Carlyle B. de Menezes

UNESC


Tema da Palestra: Conferências Master – “A História do SBEA e a sua importância na formação acadêmica e profissional: desafios atuais e oportunidades no contexto das questões socioambientais”.

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), tendo realizado curso de pós-graduação na França no Instituto Nacional Politécnico da Lorraine (1996/1997), doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2004), com ênfase em gestão ambiental dos recursos minerais e pós-doutorado no Programa Pós-graduação em Sociologia Política da UFSC, no Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento, com ênfase em “Ecodesenvolvimento Territorial e Gestão dos Recursos Comuns (2015/2016).

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2 no período de 2012 à 2015. Atualmente é professor e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais (PPGCA), e ao curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Tem atuado na perspectiva interdisciplinar com experiência nas áreas de engenharia e geociências, com ênfase em recuperação de ambientes alterados, gestão pública ambiental em unidades de conservação e gestão dos recursos comuns, atuando nos seguintes temas: Gestão dos recursos naturais de uso comum, ecodesenvolvimento territorial, recuperação de ambientes alterados, tratamento de águas e efluentes, mineração e meio ambiente, gestão integrada e participativa em ambientes costeiros.