Adrianus V. Haandel

Engenheiro Químico


Tema da Palestra: Águas de reuso na agricultura e na industria: Oportunidades para o Brasil.

Possui graduação  e mestrado em Engenharia Química – Eindhoven University of Technology, doutorado em Engenharia Civil – Universidade de Cape Town-Africa do Sul e pós doutorado em Engenharia Ambiental na Universidade de Wageningen-Holanda. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, com três focos: (1) Técnicas Avançadas de Tratamento de Esgoto , atuando principalmente no tratamento pela via anaeróbio (UASB) e pela via aeróbia (lodo ativado), visando o reuso na indústria e na agricultura. bem como a proteção de recursos hídricos; (2) Tratamento de Águas resoiduárias Industriais, visando geração de subprodutos, energia e água (projetos para destilarias, fábricas de tereftalato e petroquímica) e (3) produção de energia a partir de resíduos sólidos como bagaço e algas.

Escreveu vários livros textos entre ouros sobre tratamento anaeróbio e lodo ativado. Atuou como Professor Visitante nas Universidades de Cornell-EEUU (2012), Gent-Bélgica (2014), Delft-Holanda(2016) e Santiago de Compostela (Espanha) (2018).