09 out

8 SBEA realiza o I Fórum Nacional das Entidades de Classe da Engenharia Ambiental FNEC

Nos dias 5, 6 e 7 de Setembro o I Fórum das Entidades de Classe da Engenharia Ambiental – I FNEC durante o maior evento da Engenharia Ambiental no Brasil o VIII SBEA – VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental em Curitiba na PUC-PR.

Contou com a participação de 22 entidades de classe do país e da ENEEA – Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental a qual todas explanaram suas realidades e suas conquistas.

O Fórum teve como objetivo discutir a Proposta do Marco Regulatório da Engenharia Ambiental no Brasil para os próximos 10 anos, o documento foi elaborado pelas entidades de classe regionais e rodou o Brasil sob supervisão do coordenador geral do Fórum e também Marcus Vinicius de Souza.

O Fórum teve como objetivo discutir a Proposta do Marco Regulatório da Engenharia Ambiental no Brasil para os próximos 10 anos, o documento foi elaborado pelas entidades de classe regionais e rodou o Brasil sob supervisão do coordenador geral do Fórum e também Marcus Vinicius de Souza.

Atingimos ao objetivo do I FNEC, que foi a elaboração de um documento que irá nortear a os Engenheiros Ambientais, para tomadas de decisões assertivas e unificada. Com a finalidade de defender e fortalecer a categoria no Brasil.

Os temas abordados no evento foram:

         As oportunidades alcançadas e dificuldades enfrentadas pela categoria nos estados.

         Aumento da representatividade das Entidades de Classe nos Conselhos Regionais de Engenharia – CREA’s, no governo, terceiro setor, comunidade científica e sociedade civil.

         A importância da participação dos Estudantes em entidades de classe, CREA Jr, empresas Jr,Senge Jovem, movimentos estudantis e na ENEEA.

         A necessidade de aproximação com as Universidades e coordenadores de curso a procura de uma matriz curricular mínima e na melhoria na qualidade de ensino.

         A divulgação do Engenheiro Ambiental para a sociedade como um profissional defensor dos interesses da população e aliado na busca pela melhoria da qualidade de vida.

Para o presidente da ANEAM Marcus Vinicius ,” este fórum é um momento histórico para a Engenharia Ambiental no Brasil, o documento será um divisor de águas para a categoria no Brasil em todos os âmbitos”.

Por fim, foi aprovado o Marco Regulatório e divulgado pelo Presidente da ANEAM, Engenheiro Marcus Vinicius, no encerramento para todos os participantes do VIII SBEA que foi realizado pela Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais-ANEAM e Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais- APEAM.

Foi  discutido e aprovado a importância das entidades estaduais promoverem eventos regionais no ano anterior ao SBEA, para estruturação e envio de propostas para ao evento nacional.

O I Fórum Nacional de Entidades de Classe de Engenharia Ambiental foi coordenado pelos engenheiros ambientais Marcus Vinicius, Itamar Xavier, Cassius Gariglio e secretariada pela acadêmica Kamila Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *