09 ago

8 SBEA promoverá I Fórum Nacional dos Engenheiros Ambientais – FNEA

O 1º FNEA tem como objetivo discutir os problemas enfrentados pela categoria em todo país e apontar soluções. O produto final será um documento, a Carta de Curitiba, apontando problemas e soluções (projetos de Lei, projetos de Resolução, propostas de procedimentos administrativos, entre outras), que será encaminhado ao CONFEA e, eventualmente, à Câmara Federal, Senado Federal e Poder Executivo Federal.

Porém, para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que as associações estaduais de engenheiros ambientais realizem fóruns estaduais. O objetivo dos fóruns estaduais será levantar os problemas afetos à categoria e possíveis soluções a serem levados para o FNEA. Foram escolhidos 5 temas para que os estados discutam através das associações. E posterior discussão encaminhem suas propostas para a coordenação do FNEA.

Os temas são:

  • Engenharia Ambiental ou Engenharia Ambiental e Sanitária. O que somos?
  • Leis, Resoluções e outros Normativos sobre Engenheiros Ambientais;
  • Ética no exercício profissional;
  • Como melhorar nossa atuação e a nossa relação com o Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA e Entidades?;
  • O Papel do Engenheiro Ambiental na sociedade.

Os temas deverão ser trabalhados pelas associações estaduais. As discussões, problemas e soluções identificados deverão ser encaminhados à coordenação do fórum, para aprovação e preparação de propostas para votação durante o FNEA. Se forem aprovados, comporão o documento final, a ‘Carta de Curitiba’ com todas as nossas decisões encaminhadas

“Venham para o 8 SBEA e participem do nosso Fórum Nacional dos Engenheiros Ambientais – FNEA, vamos fazer valer a nossa voz, vamos lutar por uma profissão melhor para todos. A sociedade precisa do nosso conhecimento aplicado, Avante engenheiros!” Conclamou o coordenador do fórum Itamar Oliveira. 

Dentro desse contexto, a Comissão organizadora apresenta os Temas norteadores para facilitação do debate e discussão e o Guia de como realizar o Fórum Estadual. A comissão organizadora também dará suporte às associações estaduais, tirando dúvidas e ajudando na viabilização dos fóruns estaduais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *